terça-feira, 27 de abril de 2010

O PERIGO DOS METAIS PESADOS

Mercúrio e Cádmio, entre outros, são muito densos: são chamados de metais pesados .]Formam compostos solúveis em água e podem ser absorvidos pelo organismo. No organismo, eles se depositam em vários órgãos, como o cérebro, a medula, o fígado e os ríns. Acima de certa concentração, podem causar danos à saúde e até levar a pessoa contaminada à morte.

Varios metais pesados usados na indústria para facilitar transformações químicas e acabam sendo lançados no ambiente, onde contaminam a água e os alimentos. São também liberados na queima do carvão e de outros combustíveis fósseis. Além disso, o mercúrio é usado no garimpo para separar o ouro em pó da lama. Primeiro, o mercúrio é lançado sobre a lama. O ouro dissolve-se no mercúrio e a mistura não adere à lama. Em seguida, a solução de ouro e mercúrio é aquecida, e o mercúrio evapora, restando apenas o ouro. Nesse processo, o mercúrio se espalha de várias formas: contamina o garimpeiro que manuseia; a água e o solo em que é lançado; o ar, onde os vapores se espalham.

Os metais pesados podem se acumular ao longo da cadeia alimentar, já que o organismo os elimina com dificuldade.

É necessário que os órgãos do Governo exerçam um controle severo sobre a emissão de metais pesados, monitorando sua concentração no ambiente.

0 comentários:

Postar um comentário