terça-feira, 6 de julho de 2010
06:50pm
pires com água:uma grande parte da lã de aço está com ferugem
pires sem água:sem nenhuma alteração.
pires com água:os primeiros indicios de que vai enferrujar, já aparecem; a água começa a ficar verde e em alguns pontos da esponja de aço da o aspecto de que quer enferrujar.
pires sem água:a esponja de aço continua sem reação
terça-feira, 27 de abril de 2010
Os rios estão doentes
Pesquisadores internacionais sobrevoarão o país para checar a qualidade das águas fluviais. Residente em Brasília, casal de especialistas revela que 25% dos afluentes brasileiros permanecem contaminados Ullisses Campbell Os rios brasileiros estão na UTI. Pelo menos 25% têm algum tipo de contaminação. Na Amazônia, os pontos de água fluvial que não são mais puros chegam a 53%. A região que mais concentra pontos de poluição em rios é a Sudeste. O panorama das nossas águas fazem parte do projeto Brasil das Águas, revelando o azul do verde e amarelo, uma publicação relevante do ponto de vista científico, editada pelo casal Gérard e Margie Moss. São pesquisadores de renome internacional que passaram mais de um ano sobrevoando o país para coletar amostras das águas dos principais rios das bacias hidrográficas brasileiras. Que rios correm maior risco? O Rio Amazonas e seus afluentes apresentam muitos pontos de contaminação por metais pesados como chumbo, por exemplo, que é utilizado na separação do ouro. Qual a fonte dessa contaminação? Os despejos de resíduos industriais são as principais fontes de contaminação das águas dos rios com metais pesados. Indústrias metalúrgicas, de tintas, de cloro e de plástico PVC (vinil), entre outras, utilizam mercúrio e diversos metais em suas linhas de produção e acabam lançando parte deles nos cursos de água. Outra fonte importante de contaminação do ambiente por metais pesados são os incineradores de lixo urbano e industrial, que provocam a sua volatização e formam cinzas ricas em metais, principalmente mercúrio, chumbo e cádmio. O que pode ser feito para evitar esse problema? Esse problemas só podem ser evitados através de rigoroso controle sobre o despejo de dejetos industriais nos rios e sobre as atividades de garimpo. As indústrias deveriam ter sistemas de tratamento de seus efluentes, especialmente aquelas que atuam com a utilização de metais pesados (como fábricas de baterias, por exemplo). aproveitamento econômico dos minérios metálicos do Brasil. É em Carajás no estado do Pará onde se encontra umas das maiores reservas minerais do Planeta, aqui extrai principalmente ferro, bauxita, manganês e ouro. esses minerais são extraidos, depois industrializado e utilizados pelas industrias no mundo inteiro, principalmente nas indústrias metalugicas, (ferro), nessas minas de extração de minério, há um sério problema ambiental, por mais que as empresas digam que tem um manejo sutentavel, explora com responsabilidade, há sempre uma grande depredação do meio natural. Quanto aos indios, tem-se o problema de muitas reservas, até por questoes de falta de demarcação das terras indigenas, muitas empresas exploram areas indigenas...... a localização das principais jazidas hoje exploradas;
algumas aplicações dos diversos metais; O Solo brasileiro é rico em diversos metais: os problemas causados ao ambiente pela exploração das jazidas; A exploração de jazidas causa a degradação do meio ambiente. significa que voce tera o desmatamento, enormes buracos sao feitos devido a escavação, contaminação da terra e da agua devido aos produtos quimicos, etc. Ex de degradação ao meio ambiente é Serra Pelada. os problemas causados às reservas indígenas pela exploração das jazidas. Degradação dos rios e poluíção, por conta da utilização de dragas e metais pesados, as drgas drenam toda a margem e leito dos rios, os metais pesados que causam cancer e todo tipo de intoxicação saõ utilizados para separar o ouro das pedras!!! |
O PERIGO DOS METAIS PESADOS
Varios metais pesados usados na indústria para facilitar transformações químicas e acabam sendo lançados no ambiente, onde contaminam a água e os alimentos. São também liberados na queima do carvão e de outros combustíveis fósseis. Além disso, o mercúrio é usado no garimpo para separar o ouro em pó da lama. Primeiro, o mercúrio é lançado sobre a lama. O ouro dissolve-se no mercúrio e a mistura não adere à lama. Em seguida, a solução de ouro e mercúrio é aquecida, e o mercúrio evapora, restando apenas o ouro. Nesse processo, o mercúrio se espalha de várias formas: contamina o garimpeiro que manuseia; a água e o solo em que é lançado; o ar, onde os vapores se espalham.
Os metais pesados podem se acumular ao longo da cadeia alimentar, já que o organismo os elimina com dificuldade.
É necessário que os órgãos do Governo exerçam um controle severo sobre a emissão de metais pesados, monitorando sua concentração no ambiente.